A Sustentabilidade é um dos nossos valores essenciais. Faz parte de nós no respeito pela riqueza da vinha, do solo e da Terra, e pelas pessoas que todos os dias dão o seu contributo para o sucesso da empresa.
Estamos conscientes dos desafios que hoje enfrentamos, com o impacto das alterações climáticas a sentir-se no universo do vinho e nas nossas vidas. E porque sabemos que temos um caminho a fazer, em conjunto, assumimos o compromisso de contribuir para a Agenda 2030 da ONU e para os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com foco em dois deles:
ODS 12 | Produção e Consumo responsável: pela adoção de práticas mais sustentáveis; pela redução substancial da geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização; pela aposta numa gestão sustentável e no uso eficiente dos recursos naturais; no caso particular do nosso setor, pela consciencialização para um consumo responsável de vinho.
ODS 7 | Trabalho Digno E Crescimento Económico: ao promovermos um crescimento económico inclusivo e sustentável, com níveis elevados de produtividade por meio da diversificação, da atualização tecnológica e da inovação. Oferecemos trabalho digno, com condições justas, incluindo a jovens e pessoas com deficiência, e procuramos reduzir a desigualdade salarial entre homens e mulheres.
1. Respeito pela Terra
A terra e o solo são a nossa maior riqueza. Por isso, respeitamos a biodiversidade e queremos trabalhar com os nossos produtores para fomentar práticas agrícolas ecologicamente equilibradas. Cumprimos também as melhores práticas a nível da produção, tendo uma ETAR dentro das instalações a funcionar desde o início da operação, para tratar todas as águas residuais, antes da introdução na rede de esgotos pública. Asseguramos ainda com parceiros externos o tratamento de todos os resíduos de cartão, plásticos e vidro, que são separados e compactados em máquinas próprias, para facilitar e racionalizar o seu transporte.
2. Aposta em energia renovável
Em 2012, fizemos o primeiro investimento em produção de energia para autoconsumo, com a instalação de 60 painéis fotovoltaicos, com capacidade de 100Kw. Dez anos depois, duplicámos o investimento, atingindo um total de 120 painéis fotovoltaicos para autoconsumo, com capacidade produtiva de 150 Kwh e um valor de produção anual estimado em 207 Mwh/ano. Com isto, conseguimos reduzir em cerca de 109 toneladas/ano as nossas emissões de CO2.
Em 2022, em apenas 9 meses, a produção energética atingiu os 153,70Mwh, traduzindo-se numa contribuição ambiental de:
75 toneladas de carvão padrão salvo | 89 toneladas de CO2 evitado |
122 árvores equivalentes plantadas |
Para aumentar a eficiência energética e reduzir a pegada ambiental, substituímos todas as lâmpadas por LED e fizemos investimentos significativos em máquinas de elevada eficiência com variador de velocidade ou arrancador lento para diminuir o consumo energético.
Aliando estes investimentos à programação eficaz das linhas de produção, há momentos do dia em que já conseguimos garantir 100% de autonomia elétrica, numa média total de 70% de autonomia.
3. Inovação com propósito
Na SIVAC, a inovação não é apenas técnica, mas também ética. Tornar os nossos processos de produção mais sustentáveis exige constante modernização. Apostamos, por isso, em máquinas de última geração, embalagens mais sustentáveis, processos ecoeficientes e procuramos constantemente alternativas para minimizar o impacto ambiental da produção.
A SIVAC foi, aliás, pioneira em Portugal na introdução e promoção do bag-in-box, uma opção mais sustentável de embalamento, tendo adquirido a primeira máquina em 2004. As embalagens de bag-in-box evitam o desperdício de alimentos devido à forma ideal de proteção dos produtos antes e durante a sua utilização. Reduzem o uso de plásticos, facilitam o transporte e o armazenamento e permitem a reciclagem total da embalagem. Vários estudos demonstram que contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa e que a sua pegada ambiental é mais reduzida do que a de garrafas de vidro ou de outro tipo de embalagem.
O TetraPak oferece também uma alternativa para as latas e garrafas de vidro. Uma embalagem é composta por 70% de papel-cartão produzido através de fibras de madeira, um recurso renovável.
4. Atuação responsável de todos
Investimos na educação e consciencialização dos nossos colaboradores, produtores, distribuidores e apreciadores de vinhos. Acreditamos que o conhecimento é a chave para a mudança e estamos empenhados em partilhar a nossa paixão por um desenvolvimento mais sustentável, em harmonia com a natureza, e por hábitos de consumo saudáveis. Para permitir ao consumidor uma escolha informada, estamos desde Dezembro de 2023 a disponibilizar informação energética em rótulos eletrónicos com a plataforma digital U-label.
5. Apoio à economia social local
Além do estímulo da prática vitivinícola e da resiliência do mundo rural, apoiamos a economia social da nossa região: com donativos a instituições de solidariedade e de apoio aos mais vulneráveis (Casa Mãe, Cruz Vermelha Portuguesa); cedências de espaço para iniciativas regionais e de angariação de fundos; bem como apoios a grupos e eventos culturais e desportivos.
Se a prosperidade global do território é a base para um setor dos vinhos sustentável, o próprio setor vitivinícola tem o poder de contribuir para um desenvolvimento mais sustentável do território. Por tudo isto, na SIVAC acreditamos que cada vinho conta uma história de vida, de tradição e de inovação, que celebra e preserva o melhor da nossa terra para as gerações futuras.
Por cumprimento do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 50/2013, de 16 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 106/2015, de 16 de Junho. Este site destina-se a pessoas com idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com a lei em vigor no país de acesso ao site.